O Campeonato Brasileiro 2023 foi disputado na modalidade 64 casas Regras Brasileiras no sistema TABLITA & PROMOTION, realizado pela Liga Brasileira de Damas (LBD) - Organizador e Presidente Lucas Massola, com apoio da Confederação Brasileira Jogo de Damas (CBD) na pessoa de Bruno Felício, foi realmente um fenômeno, tendo a participação de mais de 50 atletas, dentre eles os Maiorais da Modalidade atualmente: Vinicius Damir, Lucas Massola e Allan Igor, os quais ocuparam com maestria as 3 primeiras posições ao termino da competição.
O Glorioso Trio de Arbitragem: Jaime Ribeiro (Arbitro Chefe), Jairo Ribeiro (Arbitro Assistente) e Bruno Felício (Arbitro de Salão), conduziu com Excelência esse grandioso evento de forma sempre Imparcial e Coesa.
A competição em Nível Nacional, trouxe damistas de vários Estados do Brasil, dentre eles, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Maranhão, Alagoas e Brasília (Distrito Federal).
A primeira FASE do Campeonato Brasileiro, foi realizada em 7 rodadas, no sistema TABLITA & PROMOTION; Mostrando ser uma difícil disputa pelas vagas para quartas de finais, onde classificaram 8 de cada categoria; Absoluto; Sub 2350 de rating; Sub 2250 de rating e Acima de 60 anos.
Abaixo segue a Classificação dessa primeira fase, e vale destacar que apenas Lucas Massola manteve a liderança inabalável com 11 pontos isolado, seguido por 10 atletas com 10 pontos, ou seja, A arbitragem recorreu aos critérios de desempates oficial para fazer a separação da categoria principal (absoluto), onde Diogo, Celso e Neyson ficaram de fora da "jogada" nessa categoria!
As disputas de Quartas de Finais foram definidas e as Batalhas Árduas foram travadas dentro do tabuleiro, sendo o primeiro confronto de Micro-Match no tempo de reflexão principal da competição 30 minutos + 20 segundos por lance, ficando empatado, foi realizado novo "sorteio de Tablita & Promotion" e diminue o tempo para 15 minutos + 5 segundos por lance, persistindo o empate, sorteia-se novamente Tablita & Promotion a cada confronto de Micro-Match e diminui-se o tempo para todos os seguintes Micro-Match estabelecido em 5 minutos + 5 segundos por lance.
Segue a tabela com os vencedores das Quartas de Finais
As disputas de Semi-Finais seguiram o mesmo modelo de Disputa das quartas de Finais.
Segue a tabela com os vencedores das Semi-Finais
As disputas de Finais foram Acirradissimas, onde todos empataram no tempo regulamentar e foram para disputas com tempos reduzidos.
Vale destacar nessa etapa que o confronto entre Vagner x Evelyn foi uma espetacular disputa, onde foram necessários 7 sorteios, ou seja foram realizadas 7 disputas de Micro-Matchs totalizando 14 partidas, sagrando-se como Grande Campeã dessa Categoria Sub 2250 de Rating a Fortissíma Damista Evelyn Baptista!!!
Segue a tabela com os vencedores das Finais
Chegando ao Fim desse Evento de Elevado Nível Técnico, com uma Excelente Organização e iniciativa da LBD em se desdobrar incansavelmente para que esse Tradicional Evento Brasileiro fosse realizado.
Segue A classificação Final Abaixo das devidas Categorias
Destaque Motivacional:
Neyson Torres Ribeiro
Neyson é mototaxista e viajou do Estado de Minas Gerais com sua Moto, isso mesmo, percorreu um trajeto de mais de 1000 km até Jaú-SP, para poder participar desse evento, isso é uma prova de amor ao Esporte.
Parabéns Sr Neyson, um verdadeiro amante do Jogo de Damas!!!
Vale Lembrar que esse evento teve cobertura Visual (Transmissão ao VIVO) pela internete através dos seguintes veiculos:
Facebook : Taça Brasil de Jogo de Damas (Edi Edmilson "Brinquinho")
Youtube : Paulo Machado Damas
Youtube : Damas Brasil (Odair Gutierrez)